PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Estados Unidos

Morre Richard Holbrooke, enviado especial dos EUA para o Afeganistão

13 dez 2010 - 22h58
(atualizado em 14/12/2010 às 01h48)
Compartilhar

O enviado especial dos Estados Unidos para o Afeganistão e Paquistão, Richard Holbrooke, morreu nesta segunda-feira por complicações após fazer uma cirurgia na aorta no fim de semana, anunciou um funcionário do Departamento de Estado americano, que deve emitir um comunicado oficial nas próximas horas.

Holbrooke, 69 anos, havia sido hospitalizado na sexta-feira após ter sentido dores no peito enquanto trabalhava em seu escritório no Departamento de Estado. O diplomata foi operado com urgência depois de ter sido diagnosticado um rompimento na aorta e desde então ficou internado em estado muito grave.

Minutos antes da confirmação da morte do enviado, o presidente dos EUA, Barack Obama, prestara homenagem a Holbrooke durante uma recepção natalina ao corpo diplomático no Departamento de Estado, expressando esperança em sua recuperação.

"É um 'cara duro na queda', por isso temos confiança que, por mais complicado que seja, lutará extremamente" para sair desta situação, afirmou Obama, dizendo ainda que "Richard é incansável. Nunca para, nunca abandona". Antes da recepção natalina, o presidente americano havia se reunido com a família do diplomata, que foi descrito por Obama como "um dos gigantes da política externa americana".

Holbrooke, que já tivera coágulos no sistema sanguíneo no passado, foi ex-embaixador dos EUA na ONU e artífice dos acordos de Dayton, que puseram fim à guerra na Bósnia. O diplomata foi designado em janeiro de 2009 pelo presidente Barack Obama para executar a nova estratégia americana no Afeganistão e Paquistão.

Holbrooke foi ex-embaixador dos EUA na ONU e artífice dos acordos de Dayton, que puseram fim à guerra na Bósnia
Holbrooke foi ex-embaixador dos EUA na ONU e artífice dos acordos de Dayton, que puseram fim à guerra na Bósnia
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade