PUBLICIDADE

Europa

Kosovo: supostas irregularidades atrasam resultado eleitoral

13 dez 2010 - 09h09
(atualizado às 09h36)
Compartilhar

As impugnações dos partidos da oposição kosovar e as suspeitas de irregularidades a favor do Partido Democrático (KDP) do primeiro-ministro Hashim Thaçi, atrasam nesta os resultados oficiais das primeiras eleições legislativas no Kosovo desde a independência da Sérvia em 2008.

Thaçi proclamou seu partido como "claro vencedor" do pleito no domingo, depois que uma pesquisa boca de urna o situou como a força mais votada com cerca de 31% dos apoios, na frente da Liga Democrática (LDK), com 25%.

A liderança do KDP foi confirmado pela ONG "Democracia em Ação", que assegura que após a apuração da metade dos votos, o KDP tem 30,6%, contra 26,2% do LDK.

Esta ONG maneja dados não oficiais baseados no acesso parcial e limitado aos resultados da apuração de votos.

Todos os partidos da oposição rejeitaram os dados da primeira pesquisa e apresentaram impugnações por irregularidades, o que atrasará os resultados oficiais que estavam previstos para esta segunda-feira.

"As manipulações e irregularidades danificaram o processo eleitoral", afirmou Ismet Kryeziu, presidente da ONG.

Concretamente apontou que em Skenderaj e Gllogovc, regiões de onde Thaçi procede, houve manipulação do voto.

Nesses dois municípios ocorreu uma votação em massa no KDP, que atingiu 93% em Skenderaj e 8% em Gllogovc, o que levantou as suspeitas de manipulação.

A Comissão Eleitoral Central anunciará quando será sua próxima entrevista coletiva.

Em Pristina ocorreram, na noite de domingo, cenas de tensão entre os seguidores do KDP e os do LDK, que saíram para comemorar os resultados, e a intervenção da Polícia evitou os enfrentamentos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade