PUBLICIDADE

Mundo

Atual premiê declara seu partido vencedor nas eleições do Kosovo

12 dez 2010 - 23h07
(atualizado às 23h22)
Compartilhar

O primeiro-ministro interino, Hashem Thaçi, declarou neste domingo seu Partido Democrático (KDP) vencedor nas primeiras eleições legislativas do Kosovo desde a independência da Sérvia em 2008. "A vitória é nossa. É uma vitória para a democracia do Kosovo. É um referendo cidadão a favor do bom governo. Hoje falou o Kosovo europeu e democrático", disse Thaçi perante centenas de seguidores em um local do centro de Pristina.

Albaneses do Kosovo agitam bandeiras durante comício eleitoral em Pristina
Albaneses do Kosovo agitam bandeiras durante comício eleitoral em Pristina
Foto: AFP

"O KDP conseguiu uma vitória ampla e convincente. Amanhã é o início de uma nova época. Não será fácil, mas conseguiremos. Prometo que trabalharei por isso a cada dia", disse.

A única pesquisa de boca-de-urna dava ao KDP a vitória com 31% dos votos, na frente da Liga Democrática (LDK), que obteria 25%, de acordo com os dados da ONG Gani Bobi. As eleições se desenvolveram de forma pacífica e sem incidentes graves, algo importante porque isso era considerado uma prova fundamental da maturidade democrática do Kosovo.

"O Kosovo provou hoje que é um Estado de direito e uma democracia. O processo eleitoral prova que merecemos ser membros da Otan e da União Europeia. Demonstramos ao mundo que nossos cidadãos podem votar em liberdade", afirmou.

Também declarou que a limpeza do pleito deve reforçar o reconhecimento da soberania do Kosovo dentro da UE, na qual cinco de seus Estados não admitem sua declaração de independência. "O Kosovo espera agora que a União Europeia fale com uma só voz. O Kosovo não tem tempo a perder", ressaltou.

Centenas de pessoas, em sua grande maioria jovens, seguiram as palavras do atual primeiro-ministro agitando bandeiras e cantando slogans. "É o melhor político que temos no Kosovo. Tem bons contatos com a UE e os Estados Unidos, e poderá negociar o melhor para o Kosovo", relatou um de seus seguidores, Ilir, um médico de Pristina. "Nos últimos três anos investiu muito dinheiro em estradas e em colégios, e agora prometeu fazê-lo na saúde, por isso votei nele", afirmou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade