PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Europa

Ex-premiê croata é detido na Áustria

10 dez 2010 - 14h24
(atualizado às 18h53)
Compartilhar

O ex-primeiro-ministro da Croácia Ivo Sanader, processado em seu país por corrupção, foi detido nesta sexta-feira perto da cidade austríaca de Salzburgo, informa o jornal local "Kurier" em sua edição eletrônica. Sanader tinha deixado a Croácia na quinta-feira, mesmo dia em que a Procuradoria do país havia pedido sua prisão e a suspensão de sua imunidade parlamentar - já que atualmente é deputado independente.

Um juiz de Zagreb ordenou na noite desta quinta-feira a detenção do ex-líder do partido governista HDZ, que exerce o cargo de deputado independente, sob a acusação de corrupção e abusos de poder durante sua gestão (2003-2009). Alexander Marakovits, porta-voz do escritório federal da Áustria contra o crime, indicou à Agência Efe em Viena que a detenção ocorreu às 15h46 local (12h46 de Brasília) em consequência de uma ordem internacional de prisão contra o ex-primeiro-ministro.

"Sanader, que viajava em um carro particular, não ofereceu resistência e a detenção aconteceu sem incidentes na estrada perto de Salzburgo", precisou o porta-voz. Segundo Marakovits, depende da Justiça austríaca determinar em que prazo Sanader será extraditado à Croácia.

Vários estreitos colaboradores do ex-primeiro-ministro croata foram detidos recentemente, entre eles o ex-chefe de Alfândegas e ex-tesoureiro da União Democrática Croata (HDZ) e o ex-chefe da principal companhia estatal de eletricidade. Sanader renunciou repentinamente em julho de 2009, no meio de seu segundo mandato como primeiro-ministro e sem dar explicações, anunciando que se retirava da política.

Segundo a imprensa croata, os desvios financeiros cometidos durante o Governo de Sanader nas companhias estatais poderiam chegar a centenas de milhões de euros, e o dinheiro teria acabado em mãos privadas e nos cofres da HDZ.

EFE   
Compartilhar
Publicidade