PUBLICIDADE

Mundo

Chanceleres aprovam resolução final e cláusula democrática

3 dez 2010 - 19h03
Compartilhar

Os chanceleres reunidos na 20º Cúpula Ibero-Americana de Mar del Plata aprovaram nesta sexta-feira a resolução final e a chamada "cláusula democrática", que serão referendadas neste sábado pelos chefes de Estado e de Governo.

Fontes diplomáticas consultadas pela Agência Efe ressaltaram o grau de consenso no encontro dos ministros, que terminou com aplausos após a aprovação dos documentos.

Os chanceleres aprovaram a chamada "Declaração de Mar del Plata", um documento de 57 pontos focado nas necessidades de promoção educativa em uma região que conta com 15 milhões de crianças fora da escola e 8,7% da população de analfabetos.

Em seu primeiro ponto, o documento condena explicitamente a "tentativa de golpe de Estado perpetrada em 30 de setembro no Equador", em referência à sublevação policial ocorrida nesse dia, e "tentativas similares de subverter o Estado de direito e a ordem legitimamente constituída".

Paralelamente, os ministros aprovaram a "cláusula democrática", um texto de caráter político sem precedentes no mecanismo ibero-americano, que estabelece respostas diante de situações que ameacem a ordem constitucional e o Estado de Direito nos países-membros para tentar evitar tentativas de golpe.

Os documentos serão referendados neste sábado pelos chefes de Estado e de Governo que participam da reunião de Mar del Plata, que será inaugurada na noite desta sexta-feira.

EFE   
Compartilhar
Publicidade