PUBLICIDADE

Mundo

Policial morre em explosão de bomba em Nairóbi

3 dez 2010 - 11h40
(atualizado às 12h49)
Compartilhar

Um policial morreu, outro ficou ferido e dois transeuntes levemente afetados na explosão nesta sexta-feira de uma bomba no carro em que se deslocavam pelo bairro de Eastleigh de Nairóbi, capital do Quênia, onde a maioria da população é somali, informaram à agência EFE moradores do local.

Uma destas fontes, que pediu para não ser identificada, informou que a explosão aconteceu por volta das 8h (hora local, 3h de Brasília) e que dois transeuntes que passavam pelo local sofreram também lesões leves.

Segundo o comandante da Polícia queniana, Kinuthia Mbugua, citado pelo jornal local Daily Nation, o veículo, uma caminhonete policial branca, estava no meio de um engarrafamento quando "alguém lançou o que parecia uma granada dentro do carro".

"Informaram-me que um policial morreu no hospital. O outro foi atendido e pode falar", acrescentou Mbugua, que não explicou a gravidade de seus ferimentos.

A polícia deteve várias vezes suspeitos de pertencer ao grupo somali radical islâmico Al Shabab, vinculado à Al-Qaeda, neste bairro, conhecido como "pequena Mogadíscio", pelo número de imigrantes somalis que vivem nele.

Após uma dessas batidas, em janeiro, o líder de Al Shabab, Sheikh Ahmed Godane, divulgou uma mensagem através da internet na qual pediu a seus seguidores para realizar atentados em Nairóbi.

Al Shabab pretende derrubar o Governo Transitório de Mogadíscio e estabelecer no Chifre da África um estado radical muçulmano de cunho wahhabista e, além de ataques e atentados na Somália, também assumiu os dois atentados suicidas com explosivos do dia 11 de julho que causaram pelo menos 76 mortos em Campala.

EFE   
Compartilhar
Publicidade