PUBLICIDADE

Estados Unidos

Japão e EUA iniciam suas maiores manobras militares conjuntas

3 dez 2010 - 02h22
(atualizado às 08h35)
Compartilhar

Cerca de 44 mil militares dos Estados Unidos e Japão participarão a partir desta sexta-feira das maiores manobras conjuntas realizadas pelos dois países, destinadas a interceptar eventuais ataques com mísseis contra o arquipélago japonês. Segundo a agência Kyodo, os exercícios se desenvolverão até o dia 10 nos arredores de bases militares no Mar do Japão e perto do arquipélago de Okinawa e das ilhas Nansei.

Participarão das manobras 34 mil soldados japoneses e dez mil americanos, além de 40 navios japoneses e 20 dos EUA, entre eles o porta-aviões nuclear George Washington. Militares da Coreia do Sul serão observadores dos exercícios. Os exercícios também contarão com 250 aviões japoneses e 150 americanos, assim como destróieres japoneses equipados com o sistema antiaéreo Aegis, capaz de interceptar mísseis balísticos.

O objetivo das manobras é responder a eventuais ataques com mísseis balísticos e defender as distantes ilhas japonesas. É a primeira vez que militares da Coreia do Sul participam como observadores de exercícios dos Exércitos de Japão e EUA, o que foi interpretado como uma mostra de unidade frente à ameaça norte-coreana na região.

Coreia do Sul e Estados Unidos concluíram na quarta-feira seus exercícios militares conjuntos no Mar Amarelo, em resposta ao ataque norte-coreano contra uma ilha sul-coreana, o que causou a morte de quatro pessoas.

Cerimônia marca o início das manobras entre forças americanas e japonesas, em Sasebo, no sul do Japão
Cerimônia marca o início das manobras entre forças americanas e japonesas, em Sasebo, no sul do Japão
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade