PUBLICIDADE

América Latina

Apoio a presidente do Chile cai após o fim do "efeito mineiros"

2 dez 2010 - 11h44
(atualizado às 12h34)
Compartilhar

O presidente chileno, Sebastián Piñera, sofreu em novembro uma queda brusca de 13 pontos percentuais em seu índice de aprovação, que caiu para 50% por causa da diluição do efeito positivo do resgate de 33 mineiros, revelou pesquisa de opinião divulgada nesta quinta-feira.

De acordo com a pesquisa da consultoria Adimark Gfk, a aprovação da gestão do presidente de centro-direita vem caindo desde seu melhor índice, de 63%, alcançado em outubro.

"Passados o impacto e o entusiasmo suscitados pelo resgate bem-sucedido dos mineiros da mina San José, a população moderou sua avaliação da gestão governamental. O presidente e o governo voltaram a ter níveis de aprovação semelhantes aos que foram mostrados antes do resgate", disse a Adimark Gfk em comunicado.

Quanto ao índice de desaprovação do presidente, aumentou 10 pontos, chegando a 36%.

O governo também teve uma queda importante de 9 pontos percentuais em sua aprovação, ficando em 54% em novembro, contra 63% em outubro.

Quanto ao gabinete, o ministro da Mineração, Laurence Golborne, consolidou-se como o mais bem avaliado, com 91% de apoio, seguido pelo ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, com 75% de avaliações positivas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade