PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Estados Unidos

Clinton e Ban Ki-moon discutem revelações de WikiLeaks

1 dez 2010 - 23h03
(atualizado em 2/12/2010 às 06h52)
Compartilhar

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, e o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, conversaram nesta quarta-feira sobre as "complicações" causadas pelas revelações do site WikiLeaks, já que algumas detalham espionagem de Washington sobre o dirigente da ONU.

Vida pessoal de Ban Ki-moon foi alvo de investigação por parte da diplomacia americana
Vida pessoal de Ban Ki-moon foi alvo de investigação por parte da diplomacia americana
Foto: AFP

Um porta-voz do organismo intenacional anunciou que Clinton e Ban se reuniram à margem da Cúpula da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), no Cazaquistão, onde estão reunidos. Ambos conversaram sobre "as complicações causadas pelo recente vazamento de documentos diplomáticos dos Estados Unidos", assinala o comunicado.

Ban disse à imprensa no Cazaquistão que "ninguém ficaria contente de saber que foi espionado". O secretário-geral foi alvo de pedidos de informação por parte do departamento de Estado a seus diplomatas, segundo telegramas divulgados pelo WikiLeaks.

O jornal britânico The Guardian publicou telegramas nos quais o departamento de Estado ordena a obtenção de informações sobre "o estilo de gerenciamento e de tomada de decisões" de Ban. O governo americano também pediu números de cartões de crédito, e-mails, telefones e outras informações pessoais de vários altos funcionários da ONU.



AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade