PUBLICIDADE

América Latina

Buenos Aires inaugura serviço de bicicletas gratuitas

1 dez 2010 - 17h04
(atualizado às 19h52)
Compartilhar

A Administração da cidade de Buenos Aires lançou nesta quarta-feira um serviço gratuito de bicicletas, disponibilizando 100 unidades ao público e três estações em diferentes pontos da capital argentina.

Mulher anda de bicicleta em Buenos Aires, onde foi inaugurado o Sistema de Transporte Público de Bicicleta
Mulher anda de bicicleta em Buenos Aires, onde foi inaugurado o Sistema de Transporte Público de Bicicleta
Foto: EFE

"Na cidade de Buenos Aires, estamos impulsionando fortemente o uso da bicicleta como meio de transporte", explicou Guillermo Dietrich, subsecretário de Transporte portenho, ao anunciar o lançamento da iniciativa.

Este projeto, que busca seguir os passos de cidades como Paris, Amsterdã e Barcelona, é produto de uma lei aprovada em 2007. O governo da capital espera ampliar o número de bicicletas disponíveis para 500 e o número de estações para 12 nos próximos três meses.

Dietrich indicou que o uso da bicicleta é "cada vez mais comum". Segundo ele, para garantir a circulação no complicado trânsito de Buenos Aires, está sendo construída uma rede de ciclovias protegidas ao longo de toda a cidade, que já conta com 40 km e que a Administração pretende ampliar para 100 nos próximos meses.

Javier Salas, um dos primeiros portenhos a aderir ao uso dessas bicicletas gratuitas, disse que usará este meio de transporte para ir ao trabalho. Para ele, esta nova iniciativa impulsionada pelo governo fará com que "a cidade seja mais saudável em todo sentido".

"Acho que isso vai revolucionar a economia portenha, levando em conta os 3 mil pesos (US$ 750) que são gastos em transporte anualmente", afirmou.

Segundo a Associação de Ciclistas Urbanos argentina, cerca de 7% dos habitantes da zona metropolitana de Buenos Aires usam a bicicleta no cotidiano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade