PUBLICIDADE

Europa

Nacionalistas vencem eleições catalãs por ampla maioria

28 nov 2010 - 18h45
(atualizado às 23h38)
Compartilhar

Os nacionalistas da Convergencia i Unió (CiU) teriam vencido as eleições catalãs deste domingo, com a vitória de 63 a 66 deputados, frente aos socialistas, que teriam conquistado entre 24 e 27 cadeiras, e perdido o governo regional, segundo pesquisa de boca-de-urna divulgada pela televisão regional.

Líder  do CiU, Artus Mas festeja a confortável maioria obtida pelo partido
Líder do CiU, Artus Mas festeja a confortável maioria obtida pelo partido
Foto: AP

Segundo a pesquisa, após o fechamento das seções eleitorais, às 20h locais (17h de Brasília), que teve participação de 61,4%, a CiU voltaria ao governo autônomo após sete anos de ausência, ao eleger entre 63 e 66 deputados, frente aos 48 que tem atualmente.

O Partido Socialista da Catalunha (PSC), que lidera o atual governo tripartite juntamente com os eco-comunistas da ICV e os separatistas de esquerda do ERC, perderia um mínimo de 10 deputados e obteria entre 24 e 27 cadeiras, frente às 37 que tem atualmente.

Seus parceiros de governo não se saíram melhor. O ERC teria eleito entre 11 e 13 deputados (atualmente tem 21) e o ICV conseguiria entre 8 e 10 parlamentares, frente aos 12 que tem atualmente. O Partido Popular (PP, conservador), ao contrário, melhoraria sua posição, com de 15 a 17 cadeiras, contra as 14 atuais.

A crise e o corte judicial a seu estatuto ampliado de autonomia, visto como uma afronta a seu autogoverno, levaram os catalães a buscar uma nova orientação de governo, que depois destas eleições provavelmente será liderado por Artur Mas, líder da CiU.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade