PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Seul acredita que Coreia do Norte usou explosivos de alta potência em ataque

27 nov 2010 - 06h23
(atualizado às 08h30)
Compartilhar

A Coreia do Sul acredita que o Exército norte-coreano utilizou explosivos de alta potência em seu ataque contra a ilha sul-coreana de Yeonpyeong para aumentar a extensão dos danos, informou neste sábado (27) a agência sul-coreana Yonhap. Segundo fontes militares, a análise dos restos dos obuses lançados pela Coreia do Norte, que causaram quatro mortes, duas delas de civis, revela que o regime de Pyongyang utilizou uma mistura altamente explosiva.

O diário Joongang Ilbo assinala que os obuses que explodiram em Yeonpyeong detonaram duas vezes e atravessaram estruturas de cimento, tratando-se de bombas termobáricas, mais potentes que a artilharia convencional.

O ataque de terça-feira deixou 18 feridos e danificou várias casas na ilha de Yeonpyeong, a maioria com vidros quebrados e marcas de estilhaços nas fachadas. A artilharia norte-coreana danificou ou destruiu totalmente 26 imóveis e seis edifícios públicos, além de ter provocado cortes no abastecimento de água e eletricidade, e ainda a evacuação de quase todos os habitantes da ilha.

O ataque de terça-feira foi o primeiro da Coreia do Norte que deixou vítimas civis no país vizinhos desde o atentado a bomba em um avião da Korean Air em 1987.

EFE   
Compartilhar
Publicidade