PUBLICIDADE

Mundo

Pai de adolescente resgatado no Pacífico fala em "milagre"

26 nov 2010 - 06h57
(atualizado às 13h47)
Compartilhar

Os três adolescentes, habitantes das ilhas Tokelau, no Pacífico sul, que sobreviveram durante 50 dias no mar graças a um pouco de água de chuva e a uma gaivota, foram resgatados por "milagre", afirmou o pai de um dos jovens. O resgate por um pesqueiro de atum foi anunciado na quinta-feira pela emissora Radio New Zeland.

Dois dos três adolescentes resgatados depois de 50 dias à deriva chegam auxiliados à base naval de Suva
Dois dos três adolescentes resgatados depois de 50 dias à deriva chegam auxiliados à base naval de Suva
Foto: AFP

Os adolescentes, com 14 e 15 anos, que chegaram nesta sexta-feira às ilhas Fiji, não teriam conseguido sobreviver por mais tempo, afirmou Tai Fredricsen, um dos comandantes do pesqueiro que salvou os jovens, o "San Nikunau".

Os três sobreviventes, muito magros mas em relativo bom estado de saúde, terminaram por beber água do mar quando a chuva acabou, disse Fredricsen. "É um milagre, um milagre", declarou emocionado Tanu Filo, o pai de um dos jovens, Filo Filo, 15 anos.

O resgate aconteceu perto de Fiji, que fica a 1.420 km de Tokelau, um ponto isolado da Polinésia. Tokelau é um arquipélago formado por três atóis tropicais em uma superfície de 10 km². "Todos os habitantes da aldeia, todos estavam muito alegres, choravam, cantavam, se abraçavam. Todos gritaram", disse Tanu Filo.

Filo Filo e os amigos Samuel Pérez, 15 anos, e Edward Nasau, 14 anos, foram dados por desaparecidos no início de outubro, quando entraram no mar em uma pequena embarcação de alumínio. As buscas já haviam sido encerradas e os três eram considerados mortos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade