PUBLICIDADE

Ásia

Disparos foram ouvidos no Norte, afirma exército sul-coreano

26 nov 2010 - 06h46
(atualizado às 07h10)
Compartilhar

O exército da Coreia do Sul afirmou ter ouvido disparos de artilharia vindos do território norte-coreana, nesta sexta-feira. Não há qualquer confirmação de que os disparos - ouvidos entre 12h e 15H locais (0h e 3h em Brasília) - tenham tido como alvo o terreno sul-coreano.

info infográfico ataque coreia do norte
info infográfico ataque coreia do norte
Foto: Reuters

De acordo com a rede YTN, da Coreia do Sul, os tiros poderiam ter caído na área marítima norte-coreana. Uma testemunha afirmou ter visto fumaça no terreno do Norte.

Na última terça-feira, a Coreia do Norte abriu fogo contra a ilha de Yeonpyeong. Quatro sul-coreanos morreram no ataque, que deixou dezenas de prédios e casas em ruínas. Muitos evacuaram o local após os disparos.

O incidente é um dos mais graves desde o fim da guerra entre as Coreias, em 1953. A ilha atacada se localiza no Mar Amarelo, perto da zona fronteiriça entre os países, a qual não é reconhecida por Pyongyang. A mesma região foi o palco, ainda neste ano, do afundamento de uma embaracação sul-coreana, na qual morreram mais de 40 tripulantes.

Os tiros em Yeonpyeong reaqueceram a sempre tensa relação entre os dois países e gerou temores de desequilíbrio geopolítico na região. As principais potências ativas na região - como China, Rússia, Japão e Estados Unidos - reagiram, temendo uma escalada no conflito na península coreana.

Neste domingo, Coreia do Sul e Estados Unidos iniciarão manobras militares conjuntas que deverão durar quatro dias. Esses exercícios foram rechaçados pelo regime comunista de Pyongyang, que nesta sexta-feira lançou novas ameaças voltadas à Coreia do Sul, ao assegurar que responderá "sem piedade" a qualquer provocação ou violação de sua soberania.

Com informações de agências internacionais.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade