PUBLICIDADE

Oriente Médio

Premiê libanês visita Irã pela 1ª vez no próximo sábado

22 nov 2010 - 16h53
(atualizado às 18h19)
Compartilhar

O primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, viajará no próximo sábado ao Irã em sua primeira visita oficial ao país desde que assumiu o cargo em novembro de 2009, informaram à Agência Efe fontes ligadas ao chefe do Governo do Líbano. Durante sua passagem de dois dias por Teerã, Hariri deve se reunir com dirigentes iranianos para analisar as relações bilaterais e a evolução da situação em escala local, regional e internacional.

As fontes explicaram que a visita surgiu em resposta a um convite oficial das autoridades iranianas. Nos dias 13 e 14 de outubro, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, fez sua primeira viagem oficial ao Líbano desde que subiu no poder em 2005, quando se reuniu com responsáveis da maioria e da oposição libanesas.

Atualmente, o Irã, que tem uma grande influência sobre o grupo xiita libanês Hisbolá, apresentou esforços para evitar as repercussões de uma futura condenação de membros da organização no assassinato do ex-primeiro-ministro Rafik Hariri, pai de Saad Hariri, em fevereiro de 2005.

A tensão política aumentou no país árabe pelas atuações do Tribunal Especial para o Líbano, encarregado de investigar o assassinato de Hariri e que deve emitir uma decisão antes do final do ano na qual pode apontar membros do Hisbolá. No dia 11 de novembro, o líder máximo do movimento, o xeque Hassan Nasrallah, ameaçou "cortar a mão" de quem tentasse deter membros de sua organização pela morte do ex-primeiro-ministro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade