PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Europa

Partido siciliano MPA anuncia saída do governo Berlusconi

12 nov 2010 - 17h51
(atualizado às 20h07)
Compartilhar

O partido Movimento pela Autonomia (MPA), da Sicília, anunciou nesta sexta-feira sua retirada da coalizão do governo presidido por Silvio Berlusconi ao considerar que é necessária a formação de um novo Executivo. O MPA, liderado pelo governador da região da Sicília, Raffaele Lombardo, se une assim ao partido Futuro e Liberdade da Itália (FLI), ao qual está vinculado o presidente do Congresso, Gianfranco Fini - ex-aliado de Berlusconi -, que anunciará oficialmente sua retirada do Executivo na próxima segunda-feira.

Após o anúncio do MPA, o único membro desta legenda que faz parte do Executivo, o subsecretário de Infraestrutura e Transportes, Giuseppe Maria Reina, informou que apresentará sua renúncia neste sábado. Em comunicado, o MPA, um dos tradicionais aliados do governo Berlusconi, explicou que "existe no país um insuportável clima de acerto de contas" e que "a presença do partido no Executivo não se ajusta aos compromissos que foram feitos com os eleitores".

Dessa forma, o primeiro-ministro terá pela frente na próxima segunda-feira a renúncia do membro do MPA e de outros quatro aliados de Fini, entre eles o ministro de Políticas Comunitárias, Andrea Ronchi. No entanto, na próxima moção de censura que Berlusconi terá de enfrentar, apresentada nesta sexta-feira pela oposição para que seja votada na Câmara dos Deputados, será necessário levar em conta a possibilidade de a medida ser apoiada tanto pelos 35 deputados do FLI como pelos quatro do MPA.

EFE   
Compartilhar
Publicidade