PUBLICIDADE

Estados Unidos

Bush autografa biografia em que defende tortura por afogamento

9 nov 2010 - 14h54
(atualizado às 14h58)
Compartilhar

O ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush autografou nesta terça-feira seu livro de memórias "Decision Points" em uma livraria perto de sua casa, em Dallas, no Estado do Texas. Bush, 64 anos, irá hoje à noite ao programa Oprah Winfrey, para falar sobre o livro.

O ex-presidente George W. Bush autografa exemplares de seu livro em uma livraria de sua cidade, Dallas
O ex-presidente George W. Bush autografa exemplares de seu livro em uma livraria de sua cidade, Dallas
Foto: AP

Nesta terça-feira, o jornal The Times publicou uma entrevista em que o ex-presidente americano defende a decisão de permitir que agentes de segurança submetessem suspeitos de terrorismo presos ao "afogamento", afirmando que o método de tortura usado em interrogatórios ajudou a prevenir uma série de ataques no Reino Unido.

"Três pessoas passaram pelo 'afogamento', e eu acredito que esta decisão salvou vidas", afirmou Bush ao jornal. "Estes interrogatórios nos ajudaram a desmantelar planos destinados a atacar representações diplomáticas no exterior, além dos aeroportos de Heathrow e Canary Wharf, em Londres, e de vários alvos nos Estados Unidos", escreveu Bush em seu novo livro de memórias, Decision Points.

O ex-presidente disse ainda que ele "certamente" autorizou o uso do polêmico método durante o interrogatório de Khalid Sheikh Mohammed, mentor dos ataques de 11 de setembro de 2001.

O Reino Unido considera o 'afogamento' uma técnica de tortura. O diretor dos Serviços Secretos britânicos, John Sawers, descreveu o uso de tortura como "ilegal e repugnante".

Londres foi um aliado fundamental quando Bush decidiu invadir o Iraque em 2003, relacionamento que provocou a ira do público britânico. "Não importa como as pessoas enxergam isso na Inglaterra", destacou Bush. "Simplesmente não importa mais. E, francamente, às vezes não importou mesmo na época", admitiu o ex-presidente americano.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade