PUBLICIDADE

Ásia

Cinzas do vulcão Merapi provocam caos aéreo na Indonésia

7 nov 2010 - 17h05
(atualizado às 18h35)
Compartilhar

As empresas aéreas se viram forçadas a cancelar dezenas de voos na Indonésia por causa das cinzas lançadas pelo vulcão Merapi, informaram este domingo autoridades aeroportuárias a poucos dias da visita do presidente americano, Barack Obama, ao país.

Erupção do vulcão Merapi lançou fumaça e cinzas a 3 mil metros de altura
Erupção do vulcão Merapi lançou fumaça e cinzas a 3 mil metros de altura
Foto: EFE

As companhias aéreas cancelaram oito voos no domingo e 36 no sábado, informaram as autoridades, remetendo ao caos aéreo provocado em abril e maio na Europa por causa das cinzas lançadas por um vulcão islandês.

O chefe do aeroporto de Jacarta, Frans Yosef, disse que além dos oito voos cancelados, outros 42 - entre eles das companhias Singapore Airlines, Cathay Pacific e Malaysia Airlines - haviam sido adiados.

O vulcão também perturbou voos na capital da província, Yogyakarta, e nas cidades de Solo e Bandung, próximas ao vulcão Merapi, situado no centro da ilha principal de Java. Como resultado, milhares de passageiros ficaram bloqueados.

Obama deve chegar a Jacarta na terça-feira para uma visita, já adiada em duas ocasiões, e que causa grande expectativa. O porta-voz da embaixada americana na Indonésia, Paul Belmont, afirmou este domingo que a viagem do presidente americano "seguirá adiante, conforme o previsto. Se a situação se agravar, afirmou, "decidiremos quando chegar o momento".

O monte Merapi, considerado um local sagrado em Java, continuava a lançar cinzas e gás este domingo. O vulcão entrou em erupção em 26 de outubro e sua última explosão, na sexta-feira, matou pelo menos 91 pessoas, arrasando aldeias até 18 km de distância. O número de mortos desde outubro é de 132, segundo o último balanço oficial.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade