PUBLICIDADE

Mundo

Costa do Marfim vai às urnas para escolher presidente

Os locais de votação abriram as portas neste domingo na Costa do Marfim para uma eleição presidencial história, que acabará com uma década de crise político-militar após seis adiamentos desde 2005.

31 out 2010 - 08h49
Compartilhar

ABIDJAN, 31 Out 2010 (AFP) -Os locais de votação abriram as portas neste domingo na Costa do Marfim para uma eleição presidencial história, que acabará com uma década de crise político-militar após seis adiamentos desde 2005.

No total, 5,7 milhões de pessoas estão registradas para votar e escolher entre 14 candidatos, incluindo os três principais líderes da política marfinense, que se enfrentam nas urnas pela primeira vez.

A disputa está entre o presidente Laurent Gbagbo, 65 anos, no poder desde 2000, apesar de seu mandato ter acabado em 2005, o ex-chefe de Estado Henri Konan Bedie, 76 anos, e o ex-primeiro-ministro Alassane Ouattara, 68 anos.

A votação deve acabar com a crise iniciada com o golpe de Estado de 1999 e agravada pelo golpe frustrado de 2002, que provocou uma guerra e a divisão da antiga colônia francesa, que por muito tempo foi considerada um exemplo na África por sua estabilidade e "milagre econômico".

bur-tmo/fp

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade