PUBLICIDADE

América Latina

Viúva, Cristina Kirchner deve voltar ao trabalho na segunda-feira

29 out 2010 - 23h38
(atualizado em 30/10/2010 às 01h55)
Compartilhar

Em meio à intensa expectativa sobre como será o governo de Cristina Kirchner após a morte do marido Néstor Kirchner, políticos da base governista disseram que ela deverá voltar a trabalhar já na segunda-feira. O líder do governo na Câmara dos Deputados, Agustín Rossi, do partido Frente para a Vitória (FPV), disse, na porta do cemitério, que a presidente está pronta para continuar governando. "O povo pode ficar tranqüilo. A presidente é forte, é uma estadista e tudo vai dar certo."

O sub-secretário de Imprensa da Presidência, Alfredo Scoccimarro, também afirmou que Cristina voltará a trabalhar na segunda-feira, após passar o fim de semana com os filhos na residência da família em Calafate, província de Santa Cruz. Por sua vez, o ministro do Interior, Florencio Randazzo, afirmou que ela conta com "forte apoio dos governadores e dos prefeitos para continuar governando".

Cristina não fez declarações a imprensa desde a morte do marido, na quarta-feira. Os dois estavam na casa que construíram na cidade de El Calafate, na Patagônia.

Néstor Kirchner

Néstor Kirchner morreu na última quarta-feira, vítima de um infarto no hospital José Formenti, na vila turística de Calafate, a 300 km de Río Gallegos. O ex-presidente tinha sofrido duas cirurgias no coração em 2009: em fevereiro, por uma obstrução na carótida direita, e em setembro, por um problema na artéria coronária que requereu uma angioplastia.

Nos dois casos, Kirchner ignorou os conselhos médicos que recebeu para que diminuisse a intensidade de suas atividades políticas e evitasse tensões, e seguiu trabalhando como deputado, líder do Partido Justicialista (PJ) e secretário-geral da União de Nações Sul-americanas (Unasul), enquanto acompanhava a gestão de sua esposa na Presidência da Argentina.

Depois da longa homenagem que começou às 11h da manhã (horário de Brasília) dessa quinta-feira, com a abertura ao público do funeral na Casa Rosada, o corpo do ex-presidente Néstor Kirchner foi enterrado no mausoléu da família no Cemitério Municipal de Río Gallegos, a 2.636 km ao sul de Buenos Aires. A presidente Cristina Kirchner, viúva de Nestor, esteve acompanhada dos dois filhos do casal, Máximo e Florencia, de familiares, amigos, políticos e autoridades, durante cerimônia íntima de sepultamento ocorrida na noite desta sexta-feira.

Com informações da BBC e da EFE.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade