PUBLICIDADE

Mundo

Lula decreta luto oficial de 3 dias pela morte de Kirchner

27 out 2010 - 13h25
(atualizado às 14h42)
Compartilhar
Tatiana Damasceno
Direto de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta quarta-feira uma nota de pesar pelo falecimento do ex-presidente da Argentina, Néstor Kirchner, vítima de um infarto. Lula decretou luto oficial de três dias.

"Temos muito a lamentar", afirmou o presidente Lula sobre a morte de Néstor Kirchner
"Temos muito a lamentar", afirmou o presidente Lula sobre a morte de Néstor Kirchner
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra

"Sempre tive em Néstor Kirchner um grande aliado e um fraternal amigo. Foram notáveis o seu papel na reconstrução econômica, social e política de seu país e seu empenho na luta comum pela integração sul-americana", disse o presidente, em nota.

O presidente estava na cerimônia de inauguração da última fase de reconstrução do cais do Porto de Itajaí (SC), quando foi informado da morte do ex-presidente argentino. Ao saber da morte do colega, Lula voltou ao palco e anunciou o falecimento pelo microfone. "Temos muito a lamentar", afirmou, antes de se retirar.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, estava no Rio de Janeiro quando se pronunciou sobre a morte de Néstor Kirchner. "É óbvio que nós todos nos sentimos muito chocados, consternados", afirmou o chanceler brasileiro. "Primeiro porque, obviamente, a Argentina é um grande parceiro do Brasil, um país amigo", disse o ministro.

Celso Amorim lamentou a morte do ex-presidente argentino, "porque o Presidente Kirchner ajudou a soerguer a economia argentina, depois de um período muito grande de crise, de crise profunda". O chanceler destacou que Kirchner "se empenhou muito na boa relação com o Brasil, na boa relação pessoal com o Presidente Lula". "É uma grande perda, seguramente para a Argentina, para a família. Obviamente, os nossos sentimentos maiores vão para a própria Presidenta Cristina Kirchner, para o povo argentino, mas também é uma perda de toda a América do Sul", afirmou o ministro.

Kirchner, 60 anos, morreu em uma clínica da cidade de Calafate. O ex-governante tinha sido internado no hospital, onde chegou acompanhado da mulher, a presidente Cristina Kirchner, nesta manhã. Atualmente, o ex-presidente também era secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e possível candidato à presidência nas eleições de 2011.

Confira a nota de Lula na íntegra:

Mensagem de pesar do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo falecimento de Néstor Kirchner

O Governo Brasileiro e eu recebemos consternados a notícia da morte de Néstor Kirchner, Secretário-Geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e ex-Presidente da República Argentina.

Sempre tive em Néstor Kirchner um grande aliado e um fraternal amigo. Foram notáveis o seu papel na reconstrução econômica, social e política de seu país e seu empenho na luta comum pela integração sul-americana.

Os brasileiros se associam à dor de nossos irmãos argentinos neste momento amargo. Transmito, em nome de meu governo e do povo brasileiro, à Presidente Cristina Fernandez de Kirchner nosso imenso pesar e solidariedade.

Como expressão dos nossos sentimentos, decreto luto oficial por três dias.

Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República Federativa do Brasil

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade