PUBLICIDADE

Ásia

Passa de 270 o nº de mortos por tsunami na Indonésia

27 out 2010 - 04h54
(atualizado às 11h05)
Compartilhar

Pelo menos 272 pessoas morreram e 412 estão desaparecidas depois do forte terremoto que desencadeou um tsunami no oeste da Indonésia, declarou um dirigente governamental nesta quarta-feira.

Mar invade cidades depois de tremor na Indonésia:

"Nós descobrimos 272 corpos. Pelo menos 412 pessoas foram dadas por desaparecidas", informou um dos chefes dos serviços de socorro da província de Sumatra Oest, Ade Edward.

As cifras anteriores registravam 154 mortos no arquipélago de Mentawai, ao longo da ilha de Sumatra.

As operações de socorro são difíceis por causa do isolamento dessas ilhas, de difíceis acesso e privadas de comunicação.

Segundo a Agência Nacional de Gestão de Desastres, dez localidades das ilhas Mentawai, a maioria situadas nas ilhas Pagai Selatan (sul) e Pagai Utara (norte), foram destruídas pelo tsunami decorrente do tremor que, com ondas de até seis metros, chegou a 600 metros de terra firme.

O epicentro do terremoto, cujo desastre coincidiu com a erupção de um vulcão na ilha de Java, foi localizado a 33 km de profundidade e 149 km ao sul da cidade de Padang, no litoral oeste de Sumatra. Durante as horas seguintes, ocorreram até 14 réplicas de magnitude máxima de 6,2.

A falha onde aconteceu o terremoto é a mesma que, em 26 de dezembro de 2004, causou o tremor de magnitude 9,1 seguido de tsunami, que destruiu localidades litorâneas de nações banhadas pelo Oceano Índico e matou 226 mil pessoas.

A Indonésia fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores anualmente, a maioria de baixa magnitude e não sentida pela população.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade