PUBLICIDADE

Mundo

Sobreviventes do Holocausto comemoram trabalho de memória

24 out 2010 - 12h27
(atualizado às 16h04)
Compartilhar

Uma associação de sobreviventes do Holocausto comemorou neste domingo o trabalho realizado por um grupo de historiadores, a pedido de Berlim, sobre a cumplicidade do Ministério das Relações Exteriores alemão no assassinato de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Documento mostra despesas de viagem de oficial do Ministério das Relações Exteriores para "extermínio de judeus"
Documento mostra despesas de viagem de oficial do Ministério das Relações Exteriores para "extermínio de judeus"
Foto: AFP

O relatório da comissão independente de historiadores, criada em 2005 pelo então ministro alemão das Relações Exteriores Joschka Fischer, será publicado oficialmente na quinta-feira.

"A Alemanha se propôs a examinar honestamente e dolorosamente seu passado", afirmou em um comunicado Elan Steinberg, vice-presidente da Associação americana de sobreviventes do Holocausto e de seus descendentes em Nova York.

As tentativas anteriores de "aliviar a responsabilidade do ministério das Relações Exteriores e seus funcionários dos crimes do Holocausto são categoricamente contestadas", afirmou. "Este relatório é um lembrete do fato de que uma grande parcela da sociedade alemã e de suas instituições estavam envolvidos no Holocausto e nas brutalidades do regime nazista", disse Steinberg.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade