PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Oriente Médio

Irã treinou forças iraquianas durante guerra contra EUA

23 out 2010 - 00h04
(atualizado às 02h08)
Compartilhar

O vazamento de documentos do Pentágono através do site Wikileaks dá conta de que o Irã teve papel importante na guerra entre Estados Unidos e Iraque, já que treinou militantes iraquianos, incitou sequestros de soldados americanos e forneceu armas e explosivos ao país vizinho.

A participação do Irã na guerra entre 2004 e 2009 fica exposta após o vazamento de cerca de 391 mil documentos do site Wikileaks a vários veículos da imprensa, entre eles o The New York Times.

O Qods, a força de elite e encarregada de missões internacionais da Guarda Revolucionária iraniana, teria supervisionado o treinamento ministrado pelo Hisbolá a Azhar al-Dulaymi, um xiita iraquiano comandante de uma milícia, para seqüestrar soldados americanos em Bagdá.

Supostamente, Dulaymi era o responsável pelo sequestro de cerca de 150 funcionários do Ministério da Educação Superior do Iraque em novembro de 2006. Antes de ser localizado e morte durante uma operação americana, Dulaymi sequestrou e matou quatro soldados em Karbala.

Além de afirmar que as forças iranianas treinaram militantes iraquianos no uso de explosivos e como franco-atiradores, os documentos dão conta de que o Irã forneceu ao Iraque projéteis artesanais de grande capacidade de destruição.

Os relatórios também descrevem um confronto a tiros entre forças americanas e iranianas perto da fronteira do Iraque com o Irã.

EFE   
Compartilhar
Publicidade