PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Oriente Médio

Al-Jazeera anuncia 'principais revelações' do site WikiLeaks

22 out 2010 - 16h19
(atualizado em 25/10/2010 às 11h40)
Compartilhar

A rede de televisão Al-Jazeera divulgou nesta sexta-feira as "principais revelações" do site WikiLeaks, anunciando que o exército dos Estados Unidos "encobriu" torturas no Iraque e causou a morte de centenas de civis nos postos de controle militar americanos.

A rede de televisão afirmou que as descobertas incluíam acobertamento por parte do exército americano de tortura realizada pelo Estado iraquiano e "centenas" de mortes de civis nos postos de controle militar dos EUA após a invasão americana de 2003, que derrubou Saddam Hussein.

A emissora divulgou ainda que o vazamento dos documentos, datados de 1 de janeiro de 2004 a 31 de dezembro de 2009, mostra que os Estados Unidos realizaram uma contagem de mortos durante a guerra, apesar de terem desmentido o fato. O canal em inglês da Al-Jazeera transmitirá a série de programas às 21h GMT (19h de Brasília), anunciou em comunicado enviado à AFP, "que revelam novas informações surpreendentes sobre as operações das forças dos Estados Unidos durante a guerra do Iraque".

Segundo a rede de televisão, os programas são baseados em arquivos do WikiLeaks, "que teve acesso a mais de 400 mil documentos sobre a guerra do Iraque, tornando esse vazamento o maior da história dos EUA". "A quantidade de documentos secretos é mais de quatro vezes maior que no caso dos arquivos do Afeganistão", anunciou a emissora em um comunicado divulgado em inglês.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade