PUBLICIDADE

América Latina

Manchester convida mineiros chilenos para ver jogo em 2011

17 out 2010 - 20h44
(atualizado às 21h21)
Compartilhar

O clube de futebol inglês Manchester United convidou os 33 mineiros resgatados esta semana na mina San José, no norte do Chile, a viajarem ao Reino Unido para assistir a uma partida no estádio do clube, Old Trafford, em 2011, anunciou este domingo um de seus patrocinadores.

O convite foi feito ao presidente do Chile, Sebastián Piñera, durante reunião que teve em Londres com o empresário do mítico clube do norte da Inglaterra, Alex Ferguson, e com o vice-presidente da empresa chilena patrocinadora Vinícola Concha y Toro, Rafael Guilisasti.

Ferguson também entregou ao presidente chileno uma camiseta vermelha com autógrafos da equipe, que acumula três títulos de campeão europeu e 18 de campeão da Inglaterra em sua história. "O milagre de San José é uma das histórias mais impressionantes que já ouvi. A coragem e a resistência dos mineiros e das equipes de resgate foi um exemplo. É um privilégio poder convidá-los a Old Trafford", disse Alex Ferguson, citado no comunicado.

Piñera chegou este sábado a Londres, na primeira etapa de um giro europeu que o levará posteriormente a Paris e Berlim, transformado em estrela midiática mundial, após o bem-sucedido resgate dos 33 mineiros que permaneceram presos por 69 dias a 700 metros de profundidade em uma mina na região do deserto do Atacama, a 800 km de Santiago.

Na segunda-feira, ele será recebido pelo premier David Cameron, em Downing Street, e pela rainha Elizabeth II, da Inglaterra, no Palácio de Buckingham.

Desmoronamento
Em 5 de agosto, um desmoronamento na mina San José, em Copiapó, deixou 33 trabalhadores presos em uma galeria a quase 700 m de profundidade. Após 17 dias, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo e descobriram que estavam todos vivos por meio de um bilhete enviado à superfície. A partir daí, começou a operação para retirá-los da mina em segurança.

A escavação do duto que alcançou os mineiros durou 33 dias. O processo terminou no dia 9 de outubro, sábado, quando os martelos das perfuradoras chegaram até o abrigo onde eles estavam. Concluída esta etapa, as equipes de resgate decidiram revestir o duto - ainda que parcialmente - para aumentar a segurança antes de retirá-los. Este trabalho terminou no domingo pela manhã.

Depois de muitos testes, o esforço final de resgate teve início às 23h19 de terça-feira, 12 de outubro, quando a cápsula desceu pela primeira vez ao refúgio dos mineiros carregando o socorrista Manuel González - e durou menos de 24 horas. Os trabalhos terminaram às 21h55 da quarta-feira, dia 13. A missão durou pouco menos da metade do tempo estimado pelas autoridades, que era de 48 horas.

Os trabalhadores foram içados dentro da cápsula Fênix II, que tem 53 cm de diâmetro. Durante todo o percurso de subida, eles tinham suas condições de saúde monitoradas, usaram tubos de oxigênio e se comunicaram com as equipes da superfície por meio de microfones instalados nos capacetes.

Alex Ferguson entregou camiseta do Manchester para Sebastián Piñera
Alex Ferguson entregou camiseta do Manchester para Sebastián Piñera
Foto: Reuters
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade