PUBLICIDADE

América Latina

Piñera faz giro pela Europa esperando colher frutos do resgate

16 out 2010 - 16h06
(atualizado às 17h15)
Compartilhar

O presidente chileno, Sebastián Piñera, chegou este sábado à tarde a Londres para iniciar um giro europeu de uma semana que o levará também a Paris e Berlim, na sequência do bem-sucedido resgate dos 33 mineiros presos durante 69 dias na mina San José, no deserto do Atacama.

Piñera chegou ao aeroporto de Heathrow por volta das 16h30 locais, informou uma porta-voz do principal aeroporto britânico.

Antes de sua chegada, o presidente admitiu esperar que o salvamento dos mineiros, amplamente coberto pelos meios de comunicação internacionais, transforme a imagem de seu país no exterior e atraia investimentos.

"O Chile será lembrado agora e reconhecido, não pelo (ex-ditador, Augusto) Pinochet, mas como exemplo de unidade, liderança, coragem, fé e sucesso", disse, durante entrevista concedida ao jornal britânico The Times, antes de deixar Santiago, na sexta-feira. "Esperamos que os empresários britânicos invistam mais no Chile", afirmou o presidente, um milionário empresário conservador.

Sebastián Piñera, que assumiu o poder em março, deverá dedicar o dia de domingo a atividades privadas que, segundo o programa, incluirão visitas ao prestigioso British Museum e às Churchill War Rooms, museu dedicado à vida do líder britânico Winston Churchill.

A agenda oficial começará na segunda-feira, com visitas ao premier britânico David Cameron, em Downing Street, e à rainha Elizabeth II, no Palácio de Buckingham. Segundo o The Times, Piñera levará de presente aos dois pedras coletadas das profundezas da mina San José.

A estada londrina do presidente chileno incluirá, ainda, um encontro com investidores, um almoço com líderes empresariais, um discurso na respeitada London School of Economics (LSE) e uma visita às obras do parque que abrigará a maior parte das instalações dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Na terça-feira, o presidente seguirá seu giro europeu em Paris, onde se encontrará com o colega francês, Nicolas Sarkozy, e na quinta-feira iniciará a última etapa da viagem, em Berlim, onde se reunirá com a chanceler alemã, Angela Merkel.

Piñera, que até esta semana era praticamente um desconhecido fora da América Latina, chamou a atenção internacional após permanecer na entrada da mina San José durante as 22 longas horas de duração do emocionante e bem sucedido resgate dos 33 mineiros presos na mina San José, a 800 km de Santiago, transmitido ao vivo por emissoras de televisão do mundo inteiro.

Desmoronamento
Em 5 de agosto, um desmoronamento na mina San José, em Copiapó, deixou 33 trabalhadores presos em uma galeria a quase 700 m de profundidade. Após 17 dias, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo e descobriram que estavam todos vivos por meio de um bilhete enviado à superfície. A partir daí, começou a operação para retirá-los da mina em segurança.

A escavação do duto que alcançou os mineiros durou 33 dias. O processo terminou no dia 9 de outubro, sábado, quando os martelos das perfuradoras chegaram até o abrigo onde eles estavam. Concluída esta etapa, as equipes de resgate decidiram revestir o duto - ainda que parcialmente - para aumentar a segurança antes de retirá-los. Este trabalho terminou no domingo pela manhã.

Depois de muitos testes, o esforço final de resgate teve início às 23h19 de terça-feira, 12 de outubro, quando a cápsula desceu pela primeira vez ao refúgio dos mineiros carregando o socorrista Manuel González - e durou menos de 24 horas. Os trabalhos terminaram às 21h55 da quarta-feira, dia 13. A missão durou pouco menos da metade do tempo estimado pelas autoridades, que era de 48 horas.

Os trabalhadores foram içados dentro da cápsula Fênix II, que tem 53 cm de diâmetro. Durante todo o percurso de subida, eles tinham suas condições de saúde monitoradas, usaram tubos de oxigênio e se comunicaram com as equipes da superfície por meio de microfones instalados nos capacetes.

Presidente chileno viu seu índice de aprovação aumentar
Presidente chileno viu seu índice de aprovação aumentar
Foto: Terra
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade