PUBLICIDADE

Mundo

"Pastor" é primeiro mineiro a voltar à mina após o resgate

16 out 2010 - 13h30
(atualizado às 18h05)
Compartilhar
Michell Bruguerolles
Direto do Chile

José Henríquez, o líder espiritual do grupo de 33 mineiros que ficaram presos na mina San José, visitou neste sábado o local, transformando-se no primeiro dos resgatados a regressar a Copiapó.

Henríquez chegou ao local por volta das 11h, acompanhado por um grupo de familiares e teve sempre o acompanhamento de policiais durante o trajeto.

Aparentemente, o mineiro teria ido buscar alguns pertences que possuía na mina, mas aproveitou para ver o que resta do acampamento Esperanza e da zona do duto por onde aconteceu a milagrosa saída dos 33 homens com vida na última quarta-feira.

Na visita, comentou sua experiência e seu papel como líder espiritual de seus companheiros. "Coube a mim a parte espiritual, porque souberam que eu era cristão e esse era o norte. Tinha que levá-los à oração, esse foi meu trabalho", afirmou.

Além disso, atribuiu a forças divinas o fato de que todos tenham sido encontrados com vida. "Eu conheço a Deus vivo e foi ele que nos respondeu e acertou a pontaria dos perfuradores", disse.

Ainda assim, disse que não quer ser pastor e que o mais provável é que volte a trabalhar na mineração. "Acredito que vou ter que continuar com isso, porque o homem que tem família deve ser um bom provedor".

José Henriquez, conhecido como "Pastor", no retorno à mina
José Henriquez, conhecido como "Pastor", no retorno à mina
Foto: AP
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade