PUBLICIDADE

Oriente Médio

Abbas diz à Liga Árabe que Israel 'revogou acordos de Oslo'

11 out 2010 - 10h53
(atualizado às 11h43)
Compartilhar

O presidente palestino Mahmud Abbas declarou na sexta-feira aos dirigentes da Liga Árabe reunidos em Syrta, na Líbia, que Israel havia "revogado de fato os acordos de Oslo" de 1993 sobre a autonomia palestina, indicou nesta segunda o negociador palestino Saeb Erakat.

"Abbas declarou aos árabes que Israel havia revogado de fato os acordos de Oslo e outros acordos assinados com a Organização para a Libertação da Palestina (OLP)", disse Erakat à AFP.

Erakat confirmou ainda que Abbas apresentou à Liga Árabe uma série de alternativas às negociações com Israel, bloqueadas pela manutenção da colonização israelense na Cisjordânia.

Entre as opções, o presidente palestino sugeriu que se pedisse a Washington o reconhecimento de um Estado com as fronteiras de 1967; que a questão fosse levada ao Conselho de Segurança da ONU; e que se pedisse à Assembleia Geral da ONU que os territórios palestinos passem à tutela internacional.

"Abbas não disse que ia sair ou dissolver a Autoridade Palestina", destacou Erakat. "No entanto, questionou a necessidade de manter a Autoridade Palestina uma vez que Israel revogou os acordos de Oslo e outros acordos, e a privou de suas atribuições sobre os territórios palestinos".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade