PUBLICIDADE

América Latina

Detalhes da logística do resgate dos mineiros são revelados

8 out 2010 - 17h14
(atualizado em 9/10/2010 às 08h18)
Compartilhar
Jorge Miranda
Direto da mina de San José, Copiapó

Um grande avanço foi registrado nesta manhã pela broca Schramm T-130 do chamado "Plano B", que atingiu 592 m de profundidade e ficou a somente 40 m de fazer contato com os 33 trabalhadores presos na mina de San José. Faltando cada vez menos dias para o chamado dia "D", a equipe médica já definiu e conferiu a logística da saída dos trabalhadores.

Mineiros usarão óculos especial e roupa de mergulho no dia do resgate, na próxima terça-feira
Mineiros usarão óculos especial e roupa de mergulho no dia do resgate, na próxima terça-feira
Foto: Juan Pablo Ozimica / Terra Chile

O Dr. Alejandro Pino, diretor-executivo da Associação Chilena de Seguridad (ACHS) da quarta região, disse ao Terra Chile que "vão descer um resgatista mineiro e um paramédico do exército. Eles vão definir a ordem de saída e os mineiros vão usar uma máscara que lhes permita respirar. No duto haverá ar suficiente para que eles possam até mesmo ficar sem a máscara em alguns momentos; eles serão monitorados e vamos estar prontos para oferecer tudo o que precisarem na entrada da mina".

O médico acrescentou que no mais tardar na próxima terça-feira, dia 12, os mineiros terão as roupas que vão usar no resgate. "São roupas de mergulhador, que têm propriedades impermeáveis, são leves e somente serão utilizadas na tarefa de içamento; posteriormente eles serão examinados e em seguida terão contato com suas famílias",afirmou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade