PUBLICIDADE

América Latina

Comissão avalia projetos para reconstrução do Haiti

6 out 2010 - 05h04
(atualizado às 05h42)
Compartilhar

A Comissão Interina para a Reconstrução do Haiti (CIRH) realiza nesta quarta-feira sua terceira reunião para analisar projetos relacionados à reconstrução do país, devastado pelo grande terremoto de 12 de janeiro.

Durante essa reunião, que será realizada por teleconferência, a CIRH aprovará novos projetos, informou a entidade em comunicado. O encontro dará oportunidade para que os membros da CIRH examinem os 29 projetos aprovados na segunda reunião da entidade, realizada em 17 de agosto.

Também serão analisados programas financiados por doadores bilaterais e multilaterais, ONGs e empresas privadas, acrescentou o comunicado.

Dos 29 projetos aprovados, 23 concernem aos setores da agricultura, saúde, tratamento de resíduos, energia, educação, infraestrutura e prevenção de desastres.

Alguns desses projetos não tinham ainda nenhum tipo de financiamento, enquanto outros têm financiamento apenas parcial.

A Comissão foi criada por decreto presidencial em 21 de abril, três meses depois do terremoto que destruiu o país em 12 de janeiro, deixando 300 mil mortos, 300 mil feridos e 1,2 milhão de desabrigados.

A missão da CIRH é empreender, em prazos rápidos, o planejamento, a coordenação e a execução dos projetos de desenvolvimento e dos programas financiados por provedores de fundos internacionais, ONGs e empresas.

A entidade é comandada de maneira conjunta pelo ex-presidente americano Bill Clinton e pelo primeiro-ministro haitiano, Jean-Max Bellerive.

O organismo tem também como uma de suas prioridades a evacuação de 500 mil pessoas que vivem em lugares de risco. A CIRH planeja a construção de 120 mil abrigos, bem como a reparação de 80% das casas danificadas pelo terremoto - aquelas consideradas possíveis de recuperação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade