PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ahmadinejad planeja jogar pedra em Israel na visita ao Líbano

28 set 2010 - 08h27
(atualizado às 13h37)
Compartilhar

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, vai atirar uma pedra contra Israel durante uma visita de dois dias ao Líbano em outubro, publicou hoje o diário árabe Al Quds.

Ahmadinejad visitará o Líbano na primeira quinzena de outubro
Ahmadinejad visitará o Líbano na primeira quinzena de outubro
Foto: Reuters

Ahmadinejad viajará ao Líbano nos dias 13 e 14 de outubro para se reunir com as principais autoridades do país, e irá também ao sul, para visitar cenários do conflito entre o movimento xiita Hezbollah e Israel em 2006.

Em um desses locais, o governante iraniano promete atirar uma pedra em direção à "Palestina ocupada", segundo o jornal, em um gesto que simboliza a inimizade com Israel e que reitera a política iraniana que pede que o Estado judeu seja riscado do mapa.

O ato acontecerá no vilarejo de Kfar Kila, em um jardim construído com verba iraniana. Este vilarejo, que faz fronteira com Israel, é um local emblemático no Líbano, já que muitas pessoas que visitam a região se dirigem ao local para atirar pedras contra o Estado judeu, que construiu um muro para dificultar esse tipo de manifestação.

Fontes ligadas aos organizadores da visita, e que o jornal árabe não identifica, não descartaram que o líder iraniano passe a noite em uma cidade do sul libanês, e que não foi revelado por motivos de segurança.

Ahmadinejad também deve pronunciar um discurso em Bint Jbeil, cidade bombardeada durante anos por Israel, no qual se referirá às conversas de paz entre israelenses e palestinos.

Entre suas atividades no Líbano, segundo o jornal Al Quds, editado em Londres, está uma reunião com o secretário-geral do Hezbollah, o clérigo Hassan Nasrallah, aliado do Irã e que raramente aparece em público.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade