PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Europa

Rússia prende 7 de grupo islâmico considerado terrorista

22 set 2010 - 10h51
(atualizado às 11h58)
Compartilhar

Sete membros da organização islâmica Hizb ut-Tahrir, considerada terrorista pela Rússia, foram presos hoje na república russa da Tartária, informou o Serviço Federal de Segurança (FSB, antiga KGB) local.

Os detidos, todos cidadãos russos, são acusados de perpetrar atividades extremistas, informou o FSB tártaro em comunicado divulgado pelas agências de notícias russas.

A operação, realizada em conjunto pelo FSB, pelo Ministério do Interior e pela Procuradoria tártara, conduziu os acusados a prisões da capital Kazan e de outras duas localidades.

As forças de segurança apreenderam material impresso e "outros artigos" que confirmam a ligação dos detidos com a organização islâmica Hizb ut-Tahrir, banida da Rússia desde fevereiro de 2003.

O FSB acrescentou que mais prisões podem ser efetuadas caso seja confirmado o vínculo de outras pessoas interrogadas com o grupo terrorista.

Em 2009, 12 membros da Hizb ut-Tahrir foram condenados a penas de quatro a oito anos de detenção após serem acusados de preparar um violento golpe de Estado na Tartária, república de maioria muçulmana.

Neste ano, dois estudantes universitários tártaros foram sentenciados a vários anos de prisão por propagar a ideologia extremista do grupo entre mulheres da região.

O Hizb ut-Tahrir, grupo que foi durante vários anos muito ativo nos territórios da antiga União Soviética, especialmente na Ásia Central, pretende criar um califado islâmico entre todos os países muçulmanos, embora afirme não utilizar o recurso à violência como arma política.

A Tartária, uma das regiões mais ricas da Rússia, é considerada a capital do "Euro-Islã", terminologia que alude à convivência harmônica entre a maioria muçulmana e os cristãos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade