Notícias » Mundo » Mundo

 Lugo substitui máximo chefe militar após mudar comandantes
21 de setembro de 2010 10h28 atualizado às 11h09

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, substituiu nesta terça-feira o máximo chefe militar do país, o general Juan Oscar Velázquez, um dia depois de renovar a chefia das três Formas Armadas.

De acordo com um comunicado oficial, Velázquez entregará hoje mesmo o comando das Forças Militares ao general Benicio Melgarejo, que era chefe do Gabinete Militar da Presidência.

Velázquez é o terceiro comandante das Forças Militares trocado pelo presidente paraguaio desde sua chegada ao poder, em 15 de agosto de 2008, no marco da quinta remodelação militar, iniciada ontem com a substituição dos chefes do Exército, da Força Aérea e da Marinha.

As mudanças foram atribuídas pelo ministro da Defesa do Paraguai, Cecilio Pérez Bordón, a um processo de reorganização implementado pelo Governo.

Apesar de não ter havido uma explicação detalhada da decisão presidencial, a expectativa é que o próprio chefe de Estado divulgue mais informações sobre o assunto em mensagem à nação anunciada para esta manhã.

Na segunda-feira, Fernando Lugo, na qualidade de comandante-chefe das Forças Armadas, designou como novo chefe do Exército o general Darío Martín Cáceres, em substituição ao general Bartolomé Pineda.

O general Miguel Christ substituiu o general Hugo Aranda na Força Aérea, enquanto o contra-almirante Juan Carlos Benítez Fromherz assume o posto do contra-almirante Egberto Orué na Marinha.

Além disso, o general Waldino Acuña Lugo foi nomeado para a chefia do Comando Logístico, em substituição ao general Antenor Saiz Silvera.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.