PUBLICIDADE

Estados Unidos

ONU e governos não estão preparados para ameaças globais

21 set 2010 - 06h44
(atualizado às 07h11)
Compartilhar

As Nações Unidas e os governos nacionais não estão preparados para enfrentar as atuais ameaças à paz e à segurança mundiais, destaca um relatório conjunto dos Estados Unidos e da União Europeia (UE).

"Graças à globalização, o que eram ameaças localizadas já não são controláveis a nível local", destaca o documento "Governo Global 2025", elaborado pelo Conselho Nacional de Inteligência dos Estados Unidos e o Instituto de Estudos de Segurança da UE.

Estas ameaças incluem conflitos étnicos, doenças infecciosas e atentados, além de uma nova geração de desafios globais, como a mudança climática, a segurança energética, a escassez de alimentos e de água, os fluxos de migração internacional e as novas tecnologias.

O documento completa que o sistema da ONU, as organizações internacionais e os governos nacionais têm sido lentos para mudar e demonstrar a capacidade de enfrentar os desafios.

Para ilustrar a falta de preparo da ONU e dos grupos internacionais para fazer frente a uma ameaça múltipla àa segurança, o relatório imagina o cenário de uma epidemia em grande escala de uma doença infecciosa mortal em um país pobre ou de médio porte.

As autoridades locais seriam incapazes de impedir que as pessoas afetadas fizessem viagens internacionais, o que transformaria o problema em uma pandemia mundial.

Apesar dos riscos de um cenário como o citado, o documento lembra que não existe um sistema de informação básica que vincule a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras agências ao Conselho de Segurança da ONU ou à Otan, que poderiam ajudar na resposta.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade