PUBLICIDADE

Ásia

Relações entre EUA e China devem passar por Tóquio, diz Biden

20 set 2010 - 14h10
(atualizado às 14h33)
Compartilhar

O vice-presidente americano, Joe Biden, disse nesta segunda-feira que os esforços americanos para melhorar as relações com a China devem 'passar por Tóquio', em uma mensagem para seu aliado Japão, envolvido em crescentes tensões com o governo chinês.

Três dias antes de o presidente Barack Obama reunir-se com o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, em Nova York, Biden destacou o caráter fundamental das relações com o Japão na política americana em Ásia-Pacífico.

"Há uma nova relação que devemos manter em boa direção entre Estados Unidos e China... francamente, não sei como esta relação pode funcionar sem passar por Tóquio", afirmou.

A China ameaçou aplicar firmes medidas de retorsão em relação ao Japão por este país ter estendido a prisão do capitão de um navio pesqueiro chinês, em um aumento do tom que o governo japonês qualificou nesta segunda-feira de 'lamentável'.

É a primeira vez em quase duas semanas de protestos solenes, quase cotidianos, que a China menciona a possibilidade de realizar represálias importantes contra seu vizinho por conta de uma crise diplomática.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade