PUBLICIDADE

Mundo

México: agricultores se arriscam em área inundada por furacão

17 set 2010 - 21h14
(atualizado às 21h19)
Compartilhar

Agricultores residentes na zona rural de Veracruz, no México, resolveram ignorar os fortes ventos de 185 km/h causados pela passagem do furacão Karl nesta sexta-feira. Eles resolveram se arriscar, atravessando uma área inundada com uma corda para fugir do isolamento provocado pela enchente.

Agricultores utilizaram uma corda para atravessar área inundada pela chuva em Santander, perto de Veracruz
Agricultores utilizaram uma corda para atravessar área inundada pela chuva em Santander, perto de Veracruz
Foto: AP

A chegada do poderoso furacão mantém em alerta máximo às autoridades mexicanas, que evacuaram milhares de pessoas das áreas litorâneas do Estado oriental de Veracruz e esperam severas chuvas e inundações em vários Estados do país. No entanto, o fenômeno perdeu força ao passar pelo sudeste do país e se converteu em furacão da categoria um na escala Saffir Simpson (1 a 5), com ventos de 150 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões, baseado em Miami.

Conforme a Defesa Civil informou, os ventos e as chuvas torrenciais do Karl afetarão 12 Estados mexicanos, principalmente 2,6 milhões que vivem em Veracruz - onde tocou o solo ao meio-dia -, Puebla, Hidalgo e Tlaxcala. O furacão se movimenta com fortes ventos e produz ondas entre 4 e 6 m de altura.

Karl deve cruzar Veracruz como furacão, mas depois deverá perder força até chegar à categoria de depressão tropical, que é um nível inferior ao de tempestade tropical. O centro e sul de Veracruz receberam alerta vermelho e as cidades de Hidalgo, Tlaxcala e Puebla alerta laranja. Como medida de precaução, o governo ordenou o desligamento da central nuclear de Laguna Verde, a única de energia nuclear com fins de geração elétrica no México.

Medo em Veracruz

Os moradores de Veracruz, cidade portuária, não esperavam que o furacão Karl tocasse a terra com tanta força nesta sexta, segundo informações do jornal mexicano El Universal. A histórica cidade amanheceu golpeada pelos efeitos do temido furacão Karl.

Surpreendidas, centenas de pessoas se aglomeraram em estabelecimentos comerciais para buscar refúgio ante as enérgicas rajadas de vento e a forte chuva que deixou as ruas da cidade inundadas. O furacão fez com que o mar agitado tocasse com agressividade as áreas próximas à praia, além de derrubar palmeiras e árvores nas zonas residenciais.

Com informações das agências AFP e EFE

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade