PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Europa

Novo site sugere retorno de Vladimir Putin ao Kremlin

17 set 2010 - 18h43
(atualizado às 22h02)
Compartilhar

Uma agência do governo russo registrou o endereço de Internet Putin-2012.rf, num sinal de que o ex-presidente Vladimir Putin pretende voltar a se candidatar ao cargo. O Serviço Federal de Guarda-Costas registrou seis domínios combinando o nome ou as iniciais de Putin com "2012", segundo o banco de dados oficial de domínios em alfabeto cirílico, o stat.ref.ru. A mesma associação nome-ano não aconteceu com o nome do atual presidente Dmitry Medvedev.

Ex-presidente e atual premiê, Vladimir Putin pode voltar a se candidatar à presidência russa
Ex-presidente e atual premiê, Vladimir Putin pode voltar a se candidatar à presidência russa
Foto: Reuters

Putin diz que ainda não sabe se será candidato a presidente em 2012. O atual primeiro-ministro afirma que ele e Medvedev decidirão juntos o nome do candidato, na hora certa. Mas muitos diplomatas e analistas anteveem que ele voltará ao Kremlin, relegando Medvedev a um cargo inferior.

"Ninguém mais acredita que Medvedev irá disputar, porque Putin parece já ter começado sua campanha", disse Alexei Mukhin, analista do Centro para a Informação Política. Putin foi presidente de 2000 a 2008, e continua sendo o político mais poderoso e popular do país. Impedido por lei de disputar um terceiro mandato, ele indicou Medvedev e ficou com o cargo de premiê.

A partir de 2012, o mandato presidencial será de seis anos, o que significa que Putin, 57 anos, poderá ficar mais 12 anos como presidente. Adversários acusam Putin de manipular as instituições, controlar a mídia e reprimir manifestações da oposição. Nos últimos meses, ele percorre o país com uma agenda típica de políticos em campanha, prometendo de ajuda financeira a vítimas de incêndios florestais, dando uma entrevista ao volante de um carro russo na Sibéria, e enfrentando os mares bravos do Pacífico para caçar uma baleia em nome da ciência.

Enquanto isso, Medvedev luta para sair da sombra do seu mentor e apresentar resultados palpáveis em tarefas como combate à corrupção, reforma da polícia e modernização da economia. Dmitry Peskov, porta-voz de Putin, disse que o novo endereço eletrônico não é um sinal de que o primeiro-ministro esteja planejando voltar ao Kremlin. "É uma medida necessária, destinada a evitar o uso malicioso de nomes de domínios ligados a personalidades populares."

Ao todo, o governo registrou mais de 400 domínios, sendo 22 contendo o nome de Putin, e 7 o de Medvedev. Putin usou os sites putin2000.ru e putin2004.ru nas suas campanhas eleitorais para presidente. A terminação ".rf" é para endereços russos em alfabeto cirílico, diferentemente da terminação ".ru," para sites russos com endereços em alfabeto romano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade