PUBLICIDADE

América Latina

Furacão gera alerta máximo no México apesar de perder força

17 set 2010 - 17h54
(atualizado às 19h07)
Compartilhar

A entrada do poderoso furacão Karl mantém em alerta máximo às autoridades mexicanas, que evacuaram milhares de pessoas das áreas litorâneas do Estado oriental de Veracruz e esperam severas chuvas e inundações em vários estados do país. No entanto, o fenômeno perdeu força nesta sexta-feira ao passar pelo sudeste do país e se converteu em furacão da categoria um na escala Saffir Simpson (1 a 5), com ventos de 150 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões, baseado em Miami.

Pescadores se apressam para retirar barcos do mar durante a chegada do temido furacão Karl
Pescadores se apressam para retirar barcos do mar durante a chegada do temido furacão Karl
Foto: Reuters

Conforme a Defesa Civil informou, os ventos e as chuvas torrenciais do Karl afetarão 12 Estados mexicanos, principalmente 2,6 milhões que vivem em Veracruz - onde tocou o solo ao meio-dia -, Puebla, Hidalgo e Tlaxcala. O furacão, que chegou ao México na categoria 3 e perdeu força para 2, se movimenta com ventos sustentados de 175 km/h e produz ondas entre 4 e 6 m de altura.

Karl deve cruzar Veracruz como furacão, mas depois deverá perder força até chegar à categoria de depressão tropical, que é um nível inferior ao de tempestade tropical. O centro e sul de Veracruz receberam alerta vermelho e as cidades de Hidalgo, Tlaxcala e Puebla alerta laranja.

Como medida de precaução, o governo ordenou o desligamento da central nuclear de Laguna Verde, a única de energia nuclear com fins de geração elétrica no México.

Com informações das agências AFP e EFE

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade