PUBLICIDADE

Estados Unidos

Clinton diz que segue dieta rigorosa para poder conhecer netos

17 set 2010 - 17h30
(atualizado às 19h27)
Compartilhar

O ex-presidente americano Bill Clinton revelou que, para poder conhecer seus netos, segue uma rigorosa dieta vegetariana experimental que o mantém saudável e o permite perder mais quilos, tal como prometeu à filha Chelsea. Em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo jornal Huffington Post e pelo Yahoo! News, Clinton confessou medos e desejos relativos ao seu estado de saúde. Em 2004, o ex-presidente preocupou os americanos ao colocar uma ponte de safena quádrupla.

"Estou tentando me manter suficientemente saudável para tê-los (os netos). Isso é o que quero fazer", afirmou com um sorriso, ao ser perguntado sobre a possibilidade de que sua filha única, que se casou no dia 31 de julho, torne-o avô em um futuro próximo. Chelsea, única filha de Bill e Hillary Clinton, fez o pai prometer que, como presente de casamento, iria emagrecer pelo menos 7 kg. O ex-presidente perdeu quase dez e a levou ao altar orgulhoso.

Em fevereiro deste ano, Clinton, 64 anos, passou por uma intervenção cirúrgica no coração. Recuperado, passou a priorizar sua saúde em detrimento de suas viagens e seu trabalho como coordenador da ONU para a ajuda internacional para o Haiti. "Meus horários de viagem são interrompidos pelos meus exercícios, o que às vezes é frustrante. Sigo uma dieta bastante restrita. É vegetariana e de vez em quando inclui peixes", explicou na entrevista.

O ex-presidente descreveu-se como um "experimentador" desse tipo de dieta especial, baseada em alimentos sem nenhum tipo de fonte de colesterol e que cerca de 700 pessoas já provaram desde 1986. Segundo ele, "80% das pessoas que fizeram (a dieta) viram resultados e quero ver se posso ser um desses. Tenho ainda de fazê-lo durante uns poucos meses para ver se funciona".

O afã do ex-presidente pela saúde contrasta com seus antigos hábitos alimentares, já que nunca ocultou que era um grande admirador dos donuts, hambúrgueres e da "junk food" em geral. Clinton está em Nova York para participar da 6ª Reunião Anual da Iniciativa Global, que começará na segunda-feira e reunirá analistas, empresários e dirigentes políticos em um debate sobre os desafios globais do planeta.

EFE   
Compartilhar
Publicidade