PUBLICIDADE

Mundo

Premiê de centro-direita deve vencer eleição na Suécia

17 set 2010 - 15h38
Compartilhar

O primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, parece estar prestes a obter uma nova maioria na eleição de domingo, indicam as pesquisas, apoiado por uma forte recuperação econômica e pelo saneamento das finanças públicas.

A principal preocupação de Reinfeldt, de 45 anos, é uma possível votação expressiva para um partido de extrema direita e anti-imigrantes, o que poderia atar o Parlamento.

O ministro das Finanças, Anders Borg, que ao lado de Reinfeldt programou os cortes no imposto de renda e reduziu a previdência pública durante os quatro anos de centro-direita no poder, pediu por cautela aos eleitores.

"Nós temos eleitores inteligentes e sensíveis e eu espero que eles, para o bem da Suécia, não votem nos Democratas da Suécia porque isso poderá custar muito para a economia", disse Borg, num chat no site do diário Svenska Dagbladet.

Um governo com minoria no Parlamento provocaria uma queda na coroa e um incremento no rendimento da dívida, dizem analistas, mas a volatilidade não deve durar muito em razão das regras claras sobre gastos públicos e das finanças públicas sólidas.

"Especulamos que a coroa pode enfraquecer até 15 ores (de 9,21 frente ao euro para 9,35), caso os Democratas da Suécia passem a afetar o equilíbrio do poder", disse o analista do Swedbank, Knut Hallberg.

Uma nova pesquisa divulgada na sexta-feira indicou o apoio de 51,2 por cento à coalizão de Reinfeldt, dando-lhe maioria no Parlamento. A oposição, liderada pelos social-democratas, obteria 42,5 por cento dos votos e os Democratas da Suécia, 5,1 por cento — acima da barreira de 4 por cento para entrar no Parlamento.

A maioria das pesquisas recentes traçou um quadro similar, mas analistas advertiram que muitos eleitores ainda estão indecisos.

O governo da coalizão de Reinfeldt, formada pelo seu Partido Moderado, pelo Partido Liberal, pelo Partido de Centro e pelo Democrata-Cristão, promete uma redução ainda maior do imposto de renda caso a economia permita.

(Reportagem adicional de Johan Ahlander)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade