PUBLICIDADE

Mundo

Karl se aproxima do México com ventos de quase 200 km/h

17 set 2010 - 13h13
(atualizado às 14h43)
Compartilhar

O furacão Karl está chegando à costa sudeste do México, com ventos de quase 200 km/h na manhã desta sexta-feira. Os meteorologistas do Centro Nacional de Furacões (NHC) calculam que o olho do furacão deva entrar na cidade de Veracruz nas próximas horas.

Mar avança pela praia de Maracaibo, em Nautla, durante a aproximação do furacão Karl, no México
Mar avança pela praia de Maracaibo, em Nautla, durante a aproximação do furacão Karl, no México
Foto: AP

Às 10H00 (12H00 de Brasília), o centro do furacão estava 40 km a nordeste de Veracruz e 235 km ao sul de Tuxpan, na costa mexicana do Golfo de México.

Karl avança a 13 km/h, e seus ventos chegam a 195 km/h, com rajadas ainda mais fortes, que se estendem por 35 km de seu centro, segundo o NHC.

Se mantiver esta velocidade, o olho do furacão chegará ao território mexicano às 13H00.

"Karl é um furacão de categoria 3 na escala Saffir Simpson", indicou o NHC, afirmando que deve haver "poucas mudanças em sua força antes de chegar à terra".

Entretanto, outros dois furacões se deslocam mais para o leste do oceano Atlântico.

Igor, também um furacão de categoria 3, mantém sua força com ventos de 195 km/h", advertiu o NHC. "É um furacão grande e extremamente perigoso", que deve chegar ao arquipélago dos Bermudas no domingo.

Depois de Igor, vem o furacão Julia, que também se desloca pelo Atlântico com ventos de 140 km/h, mas perdeu força nas últimas horas, de acordo com o NHC.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade