PUBLICIDADE

Oriente Médio

Quarteto para o O.Médio abordará diálogo israelense-palestino

17 set 2010 - 11h32
(atualizado às 11h57)
Compartilhar

Os ministros de Relações Exteriores dos países do Quarteto para o Oriente Médio abordarão o andamento das negociações de paz diretas entre israelenses e palestinos no dia 21 de setembro em Nova York, anunciou hoje a Chancelaria russa.

"Pedimos a ambas as partes que mostrem responsabilidade e vontade de compromisso", afirmou Andrei Nesterenko, porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores russo.

Nesterenko reconheceu a dificuldade de se alcançar um acordo neste diálogo direto de paz, que foi retomado em Washington no dia 2 de setembro, após 20 meses sem negociações.

"Entendemos que, dada a controvérsia entre as partes e a situação instável no Oriente Médio, será difícil chegar a um acordo, mas é preciso aproveitar esta oportunidade", acrescentou.

O Quarteto para o Oriente Médio, cujo representante é o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, é formado por Estados Unidos, Nações Unidas, União Européia e Rússia.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou em Washington o reinício das negociações entre o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Segundo as autoridades americanas, que atuam como mediadoras, o objetivo das partes em conflito é chegar a um acordo em um prazo de um ano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade