PUBLICIDADE

Oriente Médio

Jornal egípcio manipula foto e põe Mubarak à frente de Obama

17 set 2010 - 15h36
(atualizado às 15h37)
Compartilhar

O Al-Ahram, o principal diário oficial egípcio, publicou nesta terça-feira nas edições impressa e digital uma imagem manipulada do início das negociações de paz entre palestinos e israelenses, que aconteceu no começo do mês na Casa Branca.

Montagem mostra a foto publicada pelo jornal Al-Ahram, com Mubarak à frente, e abaixo a original, com Obama à frente
Montagem mostra a foto publicada pelo jornal Al-Ahram, com Mubarak à frente, e abaixo a original, com Obama à frente
Foto: Reprodução

Na foto se vê o presidente do Egito, Hosni Mubarak, 82 anos, caminhando em um tapete vermelho, seguido pelo presidente americano, Barack Obama, pelo primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pelo rei Abdullah da Jordânia e pelo líder da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas.

A imagem verdadeira, tirada pelo fotógrafo Alex Wong para a agência Getty, mostra Obama liderando a comitiva. Na imagem alterada a silhueta de Mubarak foi cortada, girada e levada para primeiro plano.

A manipulação da imagem foi detectada pelo blogueiro egípcio Wael Khalil e, de acordo com o jornal britânico The Guardian, desatou uma enxurrada de paródias na blogosfera de oposição do país árabe, como Mubarak chegando à Lua e Mubarak como Napoleão.

O periódico britânico considera que a fotomontagem feita pelo jornal oficial egípcio (o mais influente de língua árabe do Oriente Médio) não é apenas uma piada, pois reflete o nervosismo que reina entre o alto escalão do Egito. Mubarak está no poder há quase três décadas e os rumores sobre seu estado de saúde debilitado são constantes. Além disso, o Egito realizará eleições parlamentares em outubro, nas quais o governo pode ver reduzidos significativamente o número de assentos do Partido Nacional Democrático.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade