PUBLICIDADE

Europa

Londres: 5 homens são presos sob suspeita de ameaça ao Papa

17 set 2010 - 08h47
(atualizado às 12h53)
Compartilhar

A polícia britânica prendeu cinco homens em Londres acusados de suposto envolvimento com uma possível ameaça ao papa Bento XVI, que está visitando a Grã-Bretanha.

infográfico papa visita reino unido info
infográfico papa visita reino unido info
Foto: Reuters

Os cinco homens, de 26, 27, 36, 40 e 50 anos, foram presos na manhã desta sexta-feira durante uma operação armada. A polícia Metropolitana de Londres ainda faz buscas no norte e leste da capital britânica, mas nenhum objeto suspeito foi encontrado.

Os cinco suspeitos foram presos depois que policiais da unidade antiterrorismo receberam informações de uma ameaça em potencial durante a visita do papa.

Os homens trabalhavam para uma grande empresa terceirizada, que faz a limpeza de rua para o Conselho de Westminster, responsável pela administração da região central de Londres.

Os suspeitos, que seriam, em sua maioria, argelinos, foram presos pelo Comando Antiterrorismo da polícia pouco antes de iniciarem o turno de trabalho desta sexta-feira, acusados de preparar ou instigar atos de terrorismo.

"As prisões de hoje foram feitas depois de a polícia ter recebido informações, após as investigações iniciais de detetives", afirmou a polícia em uma declaração divulgada depois das prisões.

Não foi esclarecido se as investigações estão relacionadas a um plano contra Bento XVI, contra algum elemento da visita ou eventos, ou qualquer outra questão que possa estar ligada à visita do papa.

"Depois das prisões de hoje (sexta-feira), as medidas relativas à visita do papa foram revistas e estamos satisfeitos com nosso atual plano de policiamento. O itinerário não foi mudado. Não há mudança no nível de ameaça para a Grã-Bretanha", segundo o comunicado.

Alerta

O atual nível de ameaça para a Grã-Bretanha é "forte", o que significa que os setores de segurança acreditam que um ataque terrorista é "altamente provável".

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse a jornalistas que a equipe do papa Bento XVI não recebeu informações sobre a operação policial que resultou na prisão dos cinco homens em Londres.

Em uma declaração à imprensa, Lombardi afirmou que o papa permanece "totalmente calmo" e que o Vaticano está "totalmente confiante" na polícia britânica. "A polícia já disse que a informação demonstrou que não há necessidade de mudar o programa", acrescentou Lombardi.

Conta

Autoridades policiais da Inglaterra e da Escócia passaram meses planejando a operação de segurança para a visita do papa à Grã-Bretanha.

A operação de segurança incluiu avaliação de ameaças, medidas para segurança durante movimentação do papa e a necessidade potencial de controle de multidões. No total, a conta da operação de segurança pode chegar a 1 milhão de libras (quase R$ 2,7 milhões).

Bento XVI chegou na quinta-feira à Grã-Bretanha. A visita teve início na Escócia e, em Glasgow, o papa rezou uma missa a céu aberto para 70 mil pessoas.

O Papa deixou a Escócia e viajou para Londres na noite de quinta-feira. Ele foi recebido pelo prefeito Boris Johnson e seguiu para a Nunciatura Apostólica em Wimbledon, onde está hospedado.

Na manhã desta sexta-feira, ele se encontrou com cerca de quatro mil jovens da St. Mary's University College, no subúrbio londrino de Twickenham, em um evento chamado de Grande Assembleia.

A repórter da BBC Emily Buchanan, que acompanhou a visita do Papa, descreveu a operação de segurança no local como "extremamente alta... sem erros".

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade