PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã "rebaixa relações" ao não trocar embaixador, diz Jornal

17 set 2010 - 08h33
(atualizado às 09h15)
Compartilhar

O Irã rebaixará suas relações com o Reino Unido ao não substituir seu embaixador naquele país, Rasoul Movahedian, que deixará o cargo nas próximas semanas, informaram fontes diplomáticas citadas nesta sexta-feira pelo jornal The Guardian.

No ano passado, Teerã nomeou o vice-primeiro-ministro de Relações Exteriores Mehdi Safari para o cargo, mas mudou de opinião pouco tempo depois e o enviou à China, país que se transformou no principal aliado do Irã no cenário internacional.

"Sabemos que Movahedian está prestes a sair, mas não nos informaram sobre nenhum plano para substituí-lo", disseram fontes do Ministério de Relações Exteriores britânico.

A decisão iraniana de não nomear um novo embaixador é mais um episódio de racha em suas relações com a Grã-Bretanha, sobretudo por causa das eleições presidenciais de junho de 2009 no Irã.

As autoridades iranianas acusaram o governo britânico de estar por trás dos protestos públicos de fraude que marcaram o pleito.

O chefe de análisea políticas da embaixada britânica em Teerã, Hossein Rassam, foi condenado a quatro anos de prisão por supostamente ter encorajado as manifestações, embora tenha sido libertado após pagar fiança.

O governo iraniano também não escondeu seu desapontamento com a decisão britânica de apoiar as sanções da ONU contra o país por seu programa nuclear.

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, protagonizou no ano passado um incidente diplomatático quando qualificou o Reino Unido como "o mais perverso" dos inimigos do Irã.

EFE   
Compartilhar
Publicidade