PUBLICIDADE

Ásia

Após eleição, premiê japonês anuncia reforma ministerial

17 set 2010 - 03h30
(atualizado às 07h03)
Compartilhar

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, realizou nesta sexta-feira uma remodelação de seu governo, com mudanças na maioria dos ministérios. As mudanças ocorrem depois de Kan ser confirmado à frente do governo em uma eleição interna pela liderança do seu Partido Democrático (PD).

Kaieda, apontado para a pasta de Economia, chega à residência oficial do premiê
Kaieda, apontado para a pasta de Economia, chega à residência oficial do premiê
Foto: Reuters

Entre os ministros que saem do Executivo japonês estão o chanceler Katsuya Okada, que será substituído por Seiji Maehara, até agora à frente da pasta de Transporte, e Keiko Chiba, que será substituído no Ministério de Justiça pelo senador Minoru Yanagida.

Entre os novos ministros estão Akihiro Ohata, à frente de Economia, Comércio e Transporte; Banri Kaieda, como responsável de Política Econômica e Fiscal; e Sumio Mabushi como novo ministro dos Transportes, em substituição de Maehara.

Permanecem em seus postos o titular de Finanças, Yoshihiko Noda; o de Defesa, Toshimi Kitazawa; o ministro porta-voz, Yoshito Sengoku; e o responsável de Reforma Administrativa, Renho Murata.

Remodelação

Esta ampla remodelação acontece três meses depois da chegada de Naoto Kan ao poder, em substituição a Yukio Hatoyama, que renunciou pressionado pela queda de sua popularidade.

Desde que assumiu o governo, Kan estabeleceu como prioridade a recuperação econômica e o saneamento das finanças do Japão, país que tem a maior dívida pública de um país industrializado.

Na terça-feira, Kan foi reeleito presidente do governante PD, com grande vantagem frente a seu único rival, Ichiro Ozawa, garantindo, assim, sua permanência no cargo de primeiro-ministro.

A maioria dos novos ministros pertence à facção do partido contrária a Ozawa, conhecido como o "Shogun das sombras" por sua influência entre as fileiras governantes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade