PUBLICIDADE

América Latina

Avião com 51 a bordo cai na Venezuela e deixa 15 mortos

13 set 2010 - 12h21
(atualizado em 14/9/2010 às 09h53)
Compartilhar

Um avião com 51 pessoas a bordo sofreu um acidente a poucos quilômetros de Puerto Ordaz e Ciudad Guayana, no sudeste da Venezuela, a 730 km de Caracas, nesta segunda-feira. A aeronave pertence à empresa estatal Conviasa e caiu poucos quilômetros depois de decolar, deixando 15 mortos e 36 sobreviventes.

O governador local Francisco Rangel Gomez afirmou à TV estatal que havia 51 pessoas a bordo do avião da Conviasa. Anteriormente havia sido divulgado o número de 47. O mesmo aconteceu com o número de vítimas. Primeiro as autoridades informaram que eram 14 os mortos. Posteriormente, o número subiu para 15.

A aeronave modelo ATR-42 fazia um voo doméstico do aeroporto de Puerto Ordaz (que também atende Ciudad Guayana) para a ilha turística de Margarita, no Caribe, quando teve de realizar um pouso de emergência em um descampado localizado nas imediações de uma companhia siderúrgica. O acidente não deixou feridos em terra nem danificou instalações. Das 51 pessoas a bordo, 47 eram passageiros e quatro eram tripulantes.

"Aconteceu cerca de 10 minutos depois que o avião decolou. O aparelho apresentou um problema que provocou a queda", acrescentou Garcés. Bombeiros de Puerto Ordaz, ambulâncias e organismos de segurança participaram das operações de resgate. Foi estabelecido um perímetro de 1 km ao redor do local do acidente para que a perícia verifique se peças se desprenderam da aeronave.

A ATR, que fabrica turbopropulsores com dois motores e entre 40 a 70 assentos, é uma joint venture entre a controladora da Airbus, EADS, e o grupo aeroespacial italiano Finmeccanica. No último grande acidente aéreo da Venezuela, em 2008, um avião da companhia Santa Barbara, com 46 pessoas a bordo, bateu nas montanhas. Ninguém sobreviveu.

Com agências internacionais

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade