PUBLICIDADE

Mundo

Nova Zelândia registra réplicas de terremoto em Christchurch

7 set 2010 - 18h46
(atualizado em 8/9/2010 às 00h42)
Compartilhar

A cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, foi atingida pelo tremor de terra mais violento desde o terremoto de 7 graus de magnitude que atingiu a região na última sexta-feira (madrugada de sábado no horário local).

Terremoto deixa Nova Zelandia alarmada
Terremoto deixa Nova Zelandia alarmada
Foto: AP

O sismo de 5,1 graus de magnitude causou o corte de energia na cidade, mais danos nos prédios já abalados pelo terremoto de sexta-feira e fez com que os moradores assustados fugissem de suas casas para as ruas, de acordo com dados da imprensa neozelandesa.

O prefeito da cidade, Bob Parker, pediu calma aos moradores. Parker acrescentou que a intensidade do último tremor teve um efeito devastador nos trabalhadores das equipes de emergência. "Foi um golpe devastador e cruel para a cidade", disse o prefeito para o site neozelandês NewstalkZB.

"Foi um momento assustador. Tivemos que evacuar os escritórios da Defesa Civil. Temos funcionários chorando, temos carros de bombeiros andando no meio da cidade, a energia foi cortada e muitas pessoas estão muito, muito abaladas", acrescentou.

A região de Christchurch tem sido atingida por choques secundários desde a madrugada de sábado. Mas, este último sismo foi o mais forte e danoso, pois não ocorreu a uma profundidade muito grande, segundo especialistas.

'Solavanco'

Um jornalista do canal de televisão neozelandês TV One, descreveu o último tremor como "agudo e muito repentino". A porta-voz do Conselho Municipal de Christchurch, Diane Keenan, afirmou que o tremor que atingiu a cidade nesta quarta-feira (horário local) foi "um solavanco muito forte".

"Ao invés de ir de um lado a outro, como o primeiro, foi vertical. Se você estivesse em um carro, a estrada se movia para cima e para baixo", afirmou. A agência de análises geológicas da Nova Zelândia GeoNet informou que o centro deste novo tremor foi a dez quilômetros a sudeste de Christchurch a uma profundidade de apenas 6 quilômetros.

E o Ministério da Defesa Civil neozelandês já alertou que um novo tremor de até 6 graus de magnitude pode atingir a região nos próximos dias. A área já foi atingida por mais de cem tremores secundários desde sábado.

Alguns dos prédios históricos de Christchurch foram muito danificados e terão que ser demolidos. Cerca de 100 mil casas da cidade foram afetadas pelo terremoto de sábado. A cidade ainda está em estado de emergência e todas as escolas permanecem fechadas.

A Nova Zelândia fica no limite do "Anel de Fogo" do Oceano Pacífico, como é chamado uma área muito vulnerável a terremotos. Além disso, o país ocupa uma área da crosta terrestre onde a Placa tectônica do Pacífico converge com a placa Indo-Australiana e registra mais de 14 mil terremotos por ano, dos quais cerca de 20 chegam a cinco graus de magnitude.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade