PUBLICIDADE

Ásia

Japoneses vão a casas mal-assombradas para espantar o calor

2 set 2010 - 12h24
(atualizado às 13h07)
Compartilhar

Com o Japão sofrendo sua pior onda de calor desde o início das medições, em 1898, casas mal-assombradas ou "obake yashiki" estão fazendo sucesso como tradicionais atrações de verão para causar calafrios e "esfriar" a população. As casas de fantasmas são feitas especialmente para o verão em parques de diversão no Japão, com a tradição ligada ao budismo japonês, que vê agosto como período quando os espíritos ancestrais podem retornar, e os japoneses visitam os túmulos de seus ancestrais.

As casas de fantasmas, ou "obake yashiki", são feitas especialmente para o verão em parques de diversão japoneses
As casas de fantasmas, ou "obake yashiki", são feitas especialmente para o verão em parques de diversão japoneses
Foto: Reuters

Neste ano, as casas mal-assombradas informaram que tiveram grande aumento na visitação, com a estratégia de trazer a tradição japonesa, contar histórias assustadoras e também resfriar as pessoas. Com as temperaturas ainda muito altas, o Tokyo Dome City Attractions estendeu a operação de sua casa mal-assombrada por um mês.

"Os japoneses naturalmente ligam o verão a ficar com medo e se manterem frios graças a isso", afirmou o porta-voz do Dome, Yoshinosuke Goto. "Montamos a casa mal-assombrada no verão aqui há 19 anos seguidos, mas neste ano tem sido especial e temos muito mais clientes graças ao tempo quente." Nas últimas seis semanas, mais de 40 mil estudantes, casais e trabalhadores foram até a atração.

"Foi aterrorizante! Estávamos tão tensos que saímos suando frio", afirmaram Takuya Fujita e Mai Uchino, trabalhadores do setor de serviços, agarrando-se um ao outro ao deixar o local. "Viemos por que estava muito quente e queríamos sentir aquele calafrio." A Agência Meteorológica Japonesa informou na quarta-feira que a temperatura média estava 1,64°C acima do normal para o período.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade